Tipos de coqueiros, características e distribuição geográfica
Embora seja muito comum chamarmos qualquer árvore da família das palmeiras de “coqueiro”, existem apenas 3 tipos de coqueiros no mundo. Além disso, são os coqueiros que pertencem a mesma família das palmeiras.
Os três tipos de coqueiros possuem troncos interiços e que crescem quase retos na vertical e não desenvolvem galhos como a maioria das árvores nativas do Brasil. Os coqueiros possuem grandes folhas que ultrapassam os 2,5 metros de comprimento.
No Brasil, o coqueiro também é chamado de coqueiro baiano, por ser abundante no Nordeste e, especialmente produtivo no estado da Bahía. No entanto, os coqueiros são nativos dos países tropicais ao sul da Ásia, se disseminando através das correntes marítimas.
Embora seja um fruto grande, o coco é menos denso do que a água e flutua na água do mar, sendo transportado facilmente pelas correntes marítimas.
A casca fibrosa, resistente e impermeável, impede que a água do fruto evapore e também impede a entrada da água salgada em sua polpa, mantendo o fruto hidratado e bem conservado por muitas semanas enquanto está a deriva no mar
Desta maneira, um coco podendo viajar por milhares de quilômetros até chegar em terra firme em plenas condições de germinar.
Disseminação dos tipos de coqueiros pelo povo polinésio
Além das correntes marítimas, o antigo povo polinésio contribuiu muito para a disseminação dos coqueiros nos países banhados pelo pacífico.
Os polinésios ficaram conhecidos pela sua habilidade em navegar e, tendo o coco como alimento indispensável na composição de sua dieta. Por isso, eles costumavam plantar coqueiros nas novas terras em que chegavam.
Atribui-se ao povo polinésio a introdução dos variados tipos de coqueiros nas ilhas havaianas. Com cerca de 4.000 quilômetros de distância de puro mar aberto entre o arquipélago do Havaí e as Ilhas polinésias, os polinésios navegavam hidratando-se apenas com água de coco.
Existem três subespécies de coqueiros:
- Coqueiro anão
- Coqueiro gigante
- Coqueiro híbrido
Cada uma destas subespécies possui diferentes tamanhos, velocidade de crescimento tempo de germinação e tempo de produção de frutos. Vamos analisar cada uma delas a seguir:
Coqueiro anão
O coqueiro anão tem este nome, principalmente, por ser o menor das três variedades de coqueiros. Esta variedadepode atingir até 12 metros de altura ao longo de toda a sua vida.
Com o cresciemento mais lento dentre os tipos de coqueiro, o coqueiro anão permite a coleta de seus frutos por seres humanos sem a necessidade de utilizar escadas em sua primeira década de vida.
Esta é a variedade que germina mais rápido. O coqueiro anão começa a germinar entre 40 e 60 dias e logo a planta ganha o espaço aéreo. Embora o seu crescimento seja lento, esta é a variedade que amadurece mais rápido, produzindo os seus primeiros cocos entre o 2º e o 3 º ano de vida.
O tipo de coqueiro anão floresce e produz cocos o ano inteiro, porém, é na primavera e no verão que a sua produção se torna mais intensa. As abelhas são as principais responsáveis pela polinização das pequenas flores do coqueiro anão.
O Coqueiro Anão é o melhor para ser plantado em jardins residenciais
O coco do coqueiro anão é o menor dentre as três variedades. Este fruto pesa em média 900 quilogramas, contudo, é o coco que possui a água de coco mais doce e saborosa entre as três variedades.
Devido a sua estatura, o coqueiro anão é o mais plantado nos jardins residenciais. Produzindo um fruto que é fonte de proteína, vitamina C, vitamina D, vitamina B, cálcio, potássio, magnésio, dentre outros nutrientes, o coqueiro anão ainda fica lindo no paisagismo.
Coqueiro híbrido
O coqueiro híbrido é uma subespécie de coqueiro que leva os genes do coqueiro anão e do coqueiro gigante. É muito comum este cruzamento acontecer de forma natural quando a variedade anã e a variedade gigante existem em um mesmo ambiente.
Tanto a variedade de coqueiro anã quanto a variedade de coqueiro gigante florescem o ano todo e quando os insetos visitam as flores de ambos os coqueiros, o coqueiro híbrido surge.
Alcançando tamanho intermediário entre os coqueiros, o coqueiro híbrido fica mais alto do que o coqueiro anão, porém menor do que o coqueiro gigante. O coqueiro híbrido atinge 20 metros de altura em média.
O coqueiro híbrido germina entre 70 e 90 dias após o plantio e cresce também em velocidade intermediária quando comparado às outras espécies de coqueiros. Sua produção de frutos se inicia entre o 3º e o 4 º ano de vida.
Os cocos do coqueiro hibrido atingem tamanho médio e grande, pesando em média 1200 quilogramas. Possuem mais água e mais polpa do que a variedade anã, contudo, a água é menos saborosa.
Coqueiro gigante
O coqueiro gigante recebe este nome porque possui valores maiores em quase todas as suas propriedades quando comparadas com as outras variedades de coqueiros.
Podemos começar com o seu tamanho que é maior do que o coqueiro híbrido. Atingindo altura que varia entre 20 e 30 metros, na média, é comum encontrarmos coqueiros gigantes ainda mais altos.
Com todo este tamanho, a extração dos cocos do coqueiro gigante acaba sendo difícil de ser realizada. Há grandes riscos para o ser humano que se aventura a fazê-la.
A variedade gigante tem crescimento bastante rápido. É, praticamente, impossível colher os primeiros cocos desta variedade sem o auxílio de ferramentas para escalar o tronco do coqueiro gigante.
Os seus primeiros frutos surgem quando a planta está entre o 5 º e o 7 º ano de vida. Eletambém demora mais do que as outras variedades para começar a frutificar, no entanto, o coqueiro gigante é a espécie de coqueiro com a maior longevidade.
Podem atingir entre 60 e 70 anos, nos quais o coqueiro gigante pode produzir quase 20.000 frutos ao longo da vida.
O Coco do Coqueiro Gigante é ideal para a indústria
Embora o coqueiro gigante tenha também o maior coco dentre as variedades de coqueiros, com frutos que pesam em média 1.400 quilogramas. A água de coco do coqueiro gigante é a menos saborosa.
Desta forma, quase toda a produção de coco do coqueiro gigante é destinada à indústria alimentícia que o transforma em produtos como o coco ralado, leite de coco, óleo de coco, doces, bolos etc.
Parte da produção do coco do coqueiro gigante também é utilizada na indústria de transformação que utiliza o óleo do coco na produção de cosméticos e biocombustíveis.
Embora seja muito comum encontrá-lo na natureza, o coqueiro gigante não é tão comum nos jardins e quintais das casas dos brasileiros uma vez que o seu grande porte dificulta a extração dos cocos.
Solo, clima e adubação ideal para os diferentes tipos de coqueiros.
Embora os três tipos de coqueiros apresentem características diferentes, todas elas requerem as mesmas condições climáticas, nutrientes, solo e irrigação.
Vamos começar pelo clima, o coqueiro é uma planta tropical que necessita de grande incidência solar para conseguir produzir frutos ao longo de todo um ano.
Sendo assim, plantá-lo em lugares mal iluminados ou de baixa incidência solar pode estressar a planta e torná-la improdutiva.
No Brasil, o coqueiro se adapta bem em todos os estados, mas tem uma preferência pela região Nordeste e Norte do país.
A preferência dos três tipos de coqueiros pela região Nordeste do Brasil deve-se ao fato deles gostarem de solos arenosos onde a água é rapidamente drenada. Mas não se engane! Isso não significa que o coqueiro não gosta de água!
Esta planta prefere os lugares úmidos como as regiões litorâneas devido a umidade e ao fato da água ser abundante. Então, se você vai plantar alguma das variedades de coqueiro na sua casa, não se esqueça de regá-lo diariamente com grande quantidade de água.
Todos os tipos de coqueiros necessitam de solos bem adubados!
Solos arenosos geralmente não seguram nutrientes por muito tempo, contudo, para ser produtivo, o coqueiro precisa estar bem adubado.
Nas regiões costeiras, o mar proporciona regularmente material orgânico que acaba alimentando estas plantas. Além disso, para o seu desenvolvimento, o coqueiro é exigente em quantidades generosas de sódio, cloro e potássio (elementos que a água do mar proporciona em quantidades ideais aos coqueiros).
Quando estão plantados em nossos jardins, os coqueiros precisam ser adubados regularmente, já que não possuem esta alimentação natural que o litoral proporciona a eles.
Para a adubação dos coqueiros, aconselha-se a utilização de adubo N-P-K = 20-10-20 na quantidade e periodicidade recomendada pelo fabricante do adubo.
Não se esqueça de aguar muito bem a sua planta, muita água da mangueira da sua casa mesmo. Não se preocupe em regar o seu coqueiro com água doce embora a água.
Garantindo estas condições para o seu coqueiro, ele será muito feliz e produtivo no seu jardim.