Samambaia americana, dicas e cuidados

A samambaia americana gosta de umidade, não gosta de sol batendo nas folhas e não gosta de vento...
A samambaia americana é uma dos tipos mais comuns

Tudo o que você precisa saber para manter a sua samambaia americana linda e saudável

A samambaia americana, também conhecida como samambaia de Boston, nada tem a ver com os Estados Unidos da América. A samambaia americana é nativa da américa do sul e é abundante nas florestas tropicais, especialmente abundante na floresta amazônica.

Sendo uma planta exuberante, rústica, fácil de se cuidar e que se adapta muito bem aos ambientes internos, a samambaia americana é uma das plantas favoritas dos brasileiros. Porém, nós continuamos a ter dúvidas básicas quanto ao seu cultivo.

Se você quer que a sua planta seja saudável e permaneça exuberante, atente-se a estas 4 dicas que temos para você:

1) Proteja as folhas da luz direta do sol

As pessoas preferem lavar a roupa suja nos dias ensolarados para que elas sequem mais rapidamente, correto?

Do mesmo modo, a samambaia americana “seca rápido” quando é exposta ao sol pleno. Sendo assim, esta variedade não gosta quando os raios do sol batem diretamente em suas folhas. Os raios solares fazem a samambaia americana perder um grande volume de água rapidamente, uma vez que esta planta não consegue fechar os seus espólios tão bem quanto outras espécies de plantas adaptadas às regiões áridas.

Na natureza, esta planta se desenvolve sob a sombra de grandes árvores que recebem a luz solar direta, porém, permitem a passagem de grande luminosidade. Desta maneira, a planta pode realizar a fotossíntese sem ter que enfrentar os raios de sol diretamente em suas folhas.

Para cultivar a sua samambaia americana em casa, coloque a planta em um local bastante iluminado, porém, um local onde os raios de sol não batam diretamente na sua planta. Logo ela vai te agradecer e as suas folhas ficarão com uma tonalidade verde vivo e com um brilho acetinado.

2) Samambaias gostam de umidade

Na natureza, a samambaia americana se desenvolve em regiões úmidas, próximo a lagos, rios, mares e em florestas tropicais, onde a umidade do ar é sempre próxima a 100%.

Todas as plantas possuem pequenos orifícios em suas superfícies chamados espólios que ficam concentrados em maior quantidade nas superfícies das folhas. Através dos espólios as plantas conseguem realizar trocas gasosas importantes no processo de fotossíntese.

Quando os espólios estão abertos, é normal que parte da água presente no organismo das plantas evapore. Algumas plantas adaptadas a regiões árias, conseguem controlar muito bem a abertura dos espólios de diminuir a perda da água de seu organismo. Contudo, esta não é a realidade da samambaia americana. Devido o fato de não controlarem com tanta eficiência a abertura e o fechamento dos espólios, quando a planta se encontra em ambientes com baixa umidade de ar, ela pode perder muita água.

3) Não deixe a sua planta ao vento

Com folhas que podem passar dos 1,5 metros de comprimento, a samambaia americana precisa de folhas longas para aumentar a captura da luminosidade ambiente e assim fazer fotossíntese.

Correntes de ar, podem facilmente quebrar a estrutura delicada da folha da samambaia americana, o que diminui a capacidade da planta realizar fotossíntese. Além disso, as folhas que quebram podem secar e sobrepor as folhas saudáveis dificultando ainda mais o processo de fotossíntese da planta. O vento pode ainda rasgar as folhas da sua planta ao enganchá-las em outras folhas ou objetos ao redor.

Na natureza, as grandes árvores presentes nos locais onde a samambaia americana se desenvolve, formam barreiras que as protegem dos ventos fortes, criando um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

4) A samambaia americana precisa ser adubada regularmente

Plantas também precisam se alimentar! É por isso que a samambaia americana deve ser adubada periodicamente. Aconselha-se o uso de adubo líquido 10-10-10 ou adubo específico para samambaias diluído em água a cada 15 dias.

Os adubos líquidos para estas plantas são facilmente encontrados em supermercados, floriculturas e lojas do segmento são baratos e fácil de serem aplicados. Contudo, não deixe de seguir as orientações do fabricante do adubo e NUNCA aplique quantidade de adubo superior a quantidade indicada pelo fabricante pois, é muito fácil matar uma planta ao aplicar grandes quantidades de adubo de uma única vez.

Resumindo:

  • Para a sua samambaia americana ficar exuberante e se desenvolver de forma saudável;
  • Coloque a sua planta em um lugar bem iluminado, porém onde os raios de sol não a atinja diretamente;
  • Este lugar deve ter pouca ou nenhuma corrente de ar;
  • Regue a sua samambaia americana dia sim dia não, totalizando 3 regas semanais;
  • Adube a sua planta a cada 15 dias com adubo líquido para samambaias, sempre respeitando a quantidade indicada pelo fabricante.
  •  

Envie este artigo para alguém que ama plantas tanto quanto você!

Artigos recentes:

Detalhes da flor pereskia culeata - Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis: tudo que você precisa saber para cultivá-la em seu jardim e usufruir de seus benefícios. Nutrientes, solo, rega e iluminação.

Vazto gramado verde com Grama Zeon Zoysia incrivelmente uniforme

Grama Zeon Zoysia

Segredo para um gramado deslumbrante: Zeon Zoysia, resistente e bela, origem, plantio e cuidados para um jardim verde perfeito!

Mulher se exercitando no gramado - Tipos de grama

Tipos de Grama

Conheça os variados tipos de grama e escolha o melhor tipo para o seu gramado. Gramados esportivos, residenciais ou ornamentais!

Linda aplicação da grama amendoim na entrada de casa

Grama Amendoim

Descubra a beleza da grama amendoim e aprenda a cultivar, cuidar e proteger seu gramado contra as principais doenças.

Pai e filho deitados no gramado de grama São Carlos

Grama São Carlos

Grama São Carlos: beleza e cuidados para um jardim deslumbrante, resistente e saudável em diferentes climas e solos.

Aplicação da grama esmeralda no jardim

Grama Esmeralda

Grama esmeralda: beleza verde, textura aveludada, resistente ao sol e pragas.