Rosas do Deserto, origem e características desta planta suculenta
As rosas do deserto são plantas ornamentais originárias das regiões áridas e semiáridas, assim como outros tipos de suculentas. Sim! Esta é uma variedade de suculenta proveniente da África, Oriente Médio e Ásia.
As rosas do deserto pertencem à família das Apocynaceae e são conhecidas cientificamente como Adenium obesum. O que as torna tão populares são suas flores vibrantes, que podem ser encontradas em tons de rosa, vermelho, branco e até mesmo amarelo.
Dentre as plantas ornamentais que cultivamos em nossas casas, a rosa do deserto é, de longe é, uma das mais resistentes. Sendo assim, elas adaptam bem a condições de clima quente e seco, com pouca umidade. Logo, compreendemos os motivos pelo qual elas se adaptam bem nas cidades brasileiras localizadas no Cerrado e na Caatinga.
Ao mesmo tempo, uma característica interessante da rosa do deserto é que ela possui uma forma peculiar de tronco, que se assemelha a uma garrafa. Essa forma é resultado de uma adaptação para armazenar água em períodos de escassez. As folhas são pequenas e verdes, e caem durante a estação seca, para preservar a umidade.
Rosa do Deserto no paisagismo
Frequentemente cultivadas em vasos, em áreas internas ou externas, e podem florescer durante todo o ano. Dessa forma, para um crescimento saudável e uma florada abundante, a rosa do deserto precisa de sol pleno e solo bem drenado.
As rosas do deserto são frequentemente utilizadas em paisagismo, devido a sua beleza e resistência. Além disso, elas são consideradas plantas de boa sorte e prosperidade em algumas culturas, o que aumenta ainda mais sua popularidade. Por outro lado, deve se ter cuidado e evitar que crianças e animais coloque a planta na boca ou venham a ingerí-la.
Aprenda a cuidar da sua Rosa do Deserto!
Aqui estão alguns cuidados básicos que você deve ter ao cultivar uma rosa do deserto:
Luz solar: certifique-se de colocá-las em um local onde recebam pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia! Lembre-se, esta é uma planta do deserto, elas PRECISAM do sol direto.
Rega: como a maioria das plantas do deserto, as rosas do deserto precisam de pouca água. Regue-as apenas quando o solo estiver completamente seco, e evite molhar as folhas, o que pode levar ao aparecimento de fungos. Contudo, a falta de água por longos períodos pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
Solo: assim como as demais suculentas, elas preferem solo bem drenado, com PH neutro ou ligeiramente ácido. Frequentemente, use um substrato específico para cactos e suculentas, adicionando areia grossa e perlita para melhorar a drenagem.
Rosa do deserto é forte, mas precisa de nutrientes!
Fertilização: as rosas do deserto não precisam de muitos nutrientes, por outro lado podem se beneficiar de fertilização ocasional. Utilize um fertilizante balanceado para plantas com flores, diluído pela metade, a cada 2 a 4 semanas durante a estação de crescimento.
Poda: podem de ser podadas para controlar o tamanho e a forma, e para incentivar a ramificação e a florada. Entretanto, a melhor época para podar é no início da primavera, antes do início do crescimento ativo.
Com esses cuidados simples, sua rosa do deserto deve florescer bonita e saudável por muitos anos. Lembre-se de observar a planta regularmente para detectar sinais de problemas, como folhas amareladas, manchas ou deformidades nas flores, que podem indicar doenças ou pragas.
Com um pouco de atenção e cuidado, você terá uma rosa do deserto exuberante e vibrante em sua casa ou jardim!