Características do coqueiro híbrido
O coqueiro híbrido, também conhecido como coqueiro anão gigante, recebe este nome porque ele realmente é um híbrido que leva os genes das outras duas variedades de coqueiros, o coqueiro anão e o coqueiro gigante.
Por mais que o termo híbrido remeta a espécies geneticamente modificadas pelo ser humano, o coqueiro híbrido pode surgir naturalmente. Quando a variedade anã e a variedade gigante coexistem é comum surgir a variedade híbrida.
A polinização, pode ser feita por diversos insetos, mas é principalmente feita pelas abelhas. Quandoe stes insetos visitam as outras duas variedades de coqueiros, a variedade híbrida pode surgir no mesmo ambiente.
Germinação e altura
A variedade híbrida pode atingir os 20 metros de altura, e o seu crescimento é mais rápido do que o da variedade anã. Porém mais lento do que o da variedade gigante. A germinação do da variedade híbrida também é intermediária em relação as outras duas variedades. Sendo que a variedade híbrida germina entre 70 e 90 dias.
Esta variedade também leva mais tempo para produzir a sua primeira florada, o que acontece entre o terceiro e o quarto ano após a germinação. Frequentemente, esta variedade frutifica quando ainda possui pequena estatura. Sendo assim, é possível colher os seus cocos com as mãos, sem o auxílio de escadas. Porém, esta realidade rapidamente deixa de existir, pois é certo que o coqueiro híbrido logo se tornará uma árvore alta.
Cuide bem e você terá coco o ano todo!
O coqueiro híbrido floresce e frutifica ao longo do ano inteiro, porém, é na primavera e verão que a produção dos cocos se intensifica.
Para que a produção dos cocos seja saudável e em grande quantidade, é imprescindível que o coqueiro híbrido seja regado com frequência com grandes volumes de água. É igualmente necessário que o solo seja, preferencialmente, arenoso e bem adubado. Uma vez ao mês, aconselha-se o uso do adubo NPK 20-10-20 em quantidade informada pelo produtor do adubo adquirido.
Cocos médios e grandes
Os cocos da variedade híbrida variam entre médios a grandes, com peso entre 1.200 e 1.400 quilogramas. Consequentemente, seus cocos possuem uma quantidade consideravelmente maior de água de coco do que a variedade anã. Embora a água de coco do coqueiro híbrido seja saborosa, ela não é tão agradável ao paladar quanto a água de coco da variedade anã.
Sendo assim, os cocos desta variedade são mais utilizados na culinária e para o consumo da polpa. Esta polpa por sua vez, leva cerca de 12 meses para secar e atingir o estado ideal para o consumo.
Por se tratar de uma árvore de crescimento mais rápido e atingir uma estatura considerável, a plantação do coqueiro híbrido não é aconselhada em quintais. Frequentemente, em pequenos quintais com área construída e com tráfego de pessoas, acidentes com esta variedade são registrados.
Utilização do coco
O coco do coqueiro híbrido é um fruto muito versátil. Porém, a maioria dos seres humanos considera a água da variedade híbridamenos saborosa do que a da variedade anã. Contudo, o sabor da água do coco desta variedade ainda é bastante agradável ao paladar além de conter um volume maior de água quando comparado com o coco da variedade anã.
Sendo assim, a água de coco do coqueiro híbrido é bastante comercializada principalmente nos litorais brasileiros e litorais de outros países tropicais.
Á água de coco da variedade híbrida possui as mesmas propriedades que a água de coco da variação anã. Sendo considerada um superalimento, rica em proteínas, potássio, ferro, vitamina C, vitamina D, vitamina B6, fibras naturais e diversos outros componentes.
Contudo, é na culinária que a utilização do coco do coqueiro híbrido se destaca. Com uma polpa que pode atingir 2 cm de espessura, o coco desta variedade é amplamente utilizado na indústria alimentícia.
Utilização na indústria
Na indústria, o fruto do híbrido transforma-se em coco ralado, leite de coco, óleo de coco e outros produtos derivados do coco como matéria prima que originam outros alimentos como sorvetes, bolos etc.
O óleo do coco do coqueiro híbrido também tem outras utilizações na indústria química, que por sua vez, transforma-se em produtos estéticos, shampoos, lubrificantes e até mesmo biocombustíveis na alimentação motores a combustão para a produção de energia elétrica.
Distribuição geográfica
Assim como o coqueiro gigante e o coqueiro anão, o coqueiro híbrido é uma árvore tópica do sudeste asiático. Logo, ele também vem se disseminando pelo mundo há milhares de anos utilizando as correntes marítimas. Por sua vez, as correntes ão capazes de levar os seus frutos a quilômetros de distância de seu local de origem.
Além das correntes marítimas, o povo polinésio também possui forte influência na disseminação do coqueiro híbrido nas terras banhadas pelo pacífico.
Uma vez que este povo estava acostumado a navegar por longas distâncias através do pacífico, eles plantavam coqueiros por onde passavam. Consequentemente tinham abundância de cocos que era o alimento base deste povo.
Atribui-se aos antigos polinésios, a introdução do coqueiro híbrido nas ilhas havaianas. A ilhas polinésias e as ilhas havaianas estão há mais de 4 mil quilômetros de distância sem nenhuma terra firme entre os dois arquipélagos.
Neste longo trajeto era a água de coco a responsável pela hidratação da população. A água de coco protegeu este povo de doenças como o escorbuto, causado pela ausência da vitamina C. Por sua vez, a vitamina C não está presente nos frutos do mar.
Por ser uma árvore muito bonita e produzir um fruto saboroso e nutritivo, atualmente, introduziu-se o coqueiro híbrido em todos os cantos do mundo.
Contudo, esta planta prefere solo arenoso e climas quente com muita incidência dos raios de sol. Sendo assim, foi no litoral dos países tropicais onde o coqueiro híbrido mais prosperou. No Brasil, o ele é encontrado em todos os estados. Mas é no nordeste brasileiro que este coqueiro é abundante e mais produtivo.
Quanto tempo vive um coqueiro híbrido?
O coqueiro híbrido vive entre 50 e 60 anos, frutificando ao longo de quase toda a sua vida. Regando e asubando bem, esta variedade produz entre 200 e 300 cocos por ano!
Isso representa uma produção média de 13.750 cocos ao longo da vida, o que representa cerca de 20.650 litros de água de coco.
Você já pensou conseguir encher uma piscina com água de coco de coqueiro híbrido?